O blogue serve para dar voz e partilhar os meus escritos sejam poemas, prosas e crónicas ou outro qualquer género literário. Aqui também se divulgam os meus livros. Para quem quiser ler-me... Obrigado pela vossa carinhosa presença!
11 de Maio de 2010

Convocados de Portugal – Mundial 2010

(Um género de crónica)

Um género de crónica será  sempre, e só, um género de opinião ou pensamento do autor da dita. E, neste início de género de crónica, importa referir que, sobre o tema escolhido – Os convocados de Portugal – faço duas referências que considero importantes e justas:

  1. O Seleccionador Nacional tem todo o direito a escolher os que entender serem os melhores e que mais garantias lhe dão, e por sequência, as melhores garantias para Portugal.
  2. Todos, eu incluído, desejarão, no seu mais íntimo, que o nosso Seleccionador, no fim, tenha toda a razão na escolha que fez, e que seja a garantia de um percurso de sucesso que todos ansiamos.

No entanto, como observador atento ao fenómeno do futebol e como adepto e treinador de bancada, tenho uma opinião substancialmente diferente, e, justiça me seja feita, dentro da minha ignorância, terei pleno direito a manifestar-me.

 

Por isso, começo por estranhar as ausências, das quais uma, a de Quim – guarda-redes de Benfica - tem total supremacia em relação a todas as outras. Primeiro, porque foi titular e campeão pelo seu clube. Depois porque, supostamente, no seu lugar estará um dos outro dois convocados, Beto do F.C. Porto com uma época de suplente e Daniel Fernandes, cujo trajecto é pouco conhecido em Portugal. Pode concluir-se, e bem, que o guarda-redes Eduardo será o único inquestionável.

 

Mas há outro ponto que sobressai desta convocatória. Dos 24 eleitos só 9 jogadores estão a jogar em Portugal, divididos por apenas quatro clubes: F.C. Porto (4 jogadores), Sporting C. P. (3 jogadores) e S.L. Benfica e S. C. Braga (um jogador por cada).

 

Quero com isto dizer que o espírito de imigrante do nosso treinador teve uma importância fantástica. Por outro lado, continuamos com a mesma mentalidade que nunca nos levou a sítio algum, que é o facto de continuar a ser necessário sair do país para ser reconhecido.

 

Quando não mudarmos a mentalidade, que é o mesmo que semearmos alguma coisa, não podemos ficar à espera que aconteça algo, ou seja, não podemos colher algum dividendo.

 

Jogadores que não jogam nas suas equipas no estrangeiro em detrimento dos que jogam no campeonato em Portugal nunca me pareceu boa política, mas, mais uma vez, o tempo dirá de sua justiça. Oxalá o Mister Carlos Queiroz esteja coberto de razão e, quando se confirmar, nessa altura de festejos, cá estarei com um género de crónica para dar os parabéns ao grupo e para assumir os meus erros!

 

Até lá o meu desejo vai para que haja bons jogos de futebol, e muito Fair Play.

 

Ficam os eleitos: Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Daniel Fernandes (Iraklis), Beto (FC Porto) Defesas: Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando(FC Porto), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Coentrão (Benfica), Pepe (Real Madrid), Zé Castro (Deportivo Corunha) Médios: Pedro Mendes (Sporting), Tiago (Deportivo Corunha), Deco (Chelsea), Meireles(FC Porto), Veloso(Sporting) Avançados: Simão Sabrosa (At.Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Man.United).  

 

11 de Maio de 2010

Eduardo Montepuez

publicado por Montepuez às 19:24
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
15
17
21
22
23
25
27
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
4 comentários
2 comentários
2 comentários
1 cometário
1 cometário
1 cometário
1 cometário
1 cometário
1 cometário
1 cometário
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Amigo EduardoVotos de muitas felicidades, sobretud...
Nem só de tempo vive o Homem...
É é isso que nos alimenta o mundo de hoje ou não s...
Venho deixar um abraço com desejos de muitas alegr...
As palavras não são sempre doces. Mas são sempre n...
"Dos meus olhos,caem metáforas, iguarias e espelho...
Muito belo este registo. Quando imagens calam pala...
Eu adoro girassóis. Acho fantástico quando a luz s...
Hoje a vida faz-se de pequenas mensagens escritas ...
Ola Eduardo, estou aqui visitando seu blog pela pr...
blogs SAPO